O Projecto PURA MESTRIA congrega os conceitos desenvolvidos por 3 Designers Portugueses onde o vidro é conjugado com outros materiais nobres para criar peças de autor que expressam as visões culturais e pessoais destes Designers para a iluminação.

O conceito geral deste projeto é a combinação de técnicas manuais de manufactura, feitas por pessoas experientes e conhecedoras - Mestres e o uso de materiais nobres (madeira, vidro, metais, cerâmica, ..) usados sempre que possível na sua forma mais pura, sem tentativas de tentar mascarar suas características mais marcantes. Aqui, na zona centro de Portugal, temos todos estes recursos humanos ao nosso dispor, por isso tivemos a oportunidade de trabalhar directamente com essas pessoas e conhecer as suas capacidades, bem como conhecer os materiais com que trabalham.

Este é um projecto que pretende definir uma identidade portuguesa nos tempos actuais e definir um rumo para que se destaque num panorama global.

Jorge Lourenço

O seu percurso foi sempre marcado pela forte ligação que manteve com os materiais nobres: o vidro, a cerâmica, a madeira e o metal. O seu trabalho reflete isso mesmo, peças que ostentam o uso assumido e não dissimulado dos materiais no seu estado puro. Por outro lado a semântica das suas peças evidenciam uma paixão pela forma, esta é usada como veículo de comunicação entre o objecto e o utilizador

Mariana Costa e Silva

Nasceu em 1980 nos Açores. É licenciada em Design de Equipamento pela FBAUL.

Foi distinguida nos concursos: Jovem Designer ICEP 2000, 2001 e 2002, Jovens Criadores 2002, Série Limitada Renault Clio, Design Wise 2.0, V Concurso Formica Creativa, Prémio Massimo Dutti Design e Prémio Nacional Industrias Criativas Unicer/Serralves.

Foi designer na Farame, monitora na Oficina de Design da FBAUL, designer no departamento de ID da Castelhano e Ferreira e gere duas marcas próprias a Confeitaria da mala e a CUT furniture.

Ricardo Santo

Nascido em Leiria, em 1976.

Licenciado em design industrial pela ESAD de Caldas da Rainha, com uma pós graduação na mesma área na Faculdade de Arquitectura de Lisboa.Enquanto designer industrial, tem um percurso feito essencialmente na industria de mobiliário e interiores de espaços comerciais.   
Para além de vários prémios na área da ilustração e banda desenhada, obteve em 2014 um segundo lugar no Concurso Design Industrial Home Sweet Home by SIEMENS.Ainda como designer, integrou o colectivo internacional The AKER Project, para desenvolvimento de kits modulares para agricultura biológica no espaço urbano, em sistema open source. Vive actualmente em Barcelona, onde exerce as actividades de designer, animador e ilustrador.

colecções

  • Instagram ícone social
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2021 CRISBASE